segunda-feira, novembro 15, 2004

Maças Dona Maria está de luto!

“Alguns homens têm êxito pelo que sabem, outros pelo que fazem, mas só alguns pelo que são”.
Hoje a alma maçanense presta um último adeus terreno ao ilustre srº Manuel Lopes, um maçanense de cepa, o paradigma de um homem bom e justo.
Agora que inicio esta minha colaboração com o blog a ribeirinha parece-me de bom tom invocar alguém que sempre pautou a sua vida por um enorme sentido de responsabilidade e amor à sua terra. O exemplo de vida do srº Manuel Lopes deverá servir como fonte inspiradora e referência indiscutível de todos os homens bons de Maças.
Falo-vos de um Homem que ao longo de vinte anos como presidente da Assembleia de Freguesia nunca disse “eu é que sei, os outros não percebem nada disto”. O Srº Manuel Lopes era e será sempre um exemplo de sensatez, de racionalidade, era um homem consensual, era uma pessoa intrinsecamente democrata, extraordinariamente tolerante e magnifico ouvinte.
Para além das merecidas e necessárias evocações, a continuação da luta pela concretização das palavras tolerância e justiça é a melhor homenagem que poderemos prestar ao srº Manuel Lopes.
O tempo passará, a memória fica, fiquemos com o seu exemplo de coragem, honestidade, justiça, sensatez e amor à sua terra e ás suas gentes.
Os maçanenses em particular e os alvaiazerenses em geral têm obrigação de seguir o exemplo deste grande homem que não pensava em si quando era preciso pensar primeiro nos outros.
São homens destes que criam e constróem a grande alma maçanense, feita de gente intrinsecamente boa, unida e responsável. Homens destes são uma fonte de inspiração para as gerações vindouras, saibamos cumprir este legado de justiça e bondade. O caminho faz-se caminhando, o srº Manuel Lopes inventou e rasgou o seu próprio caminho, construindo uma vida coerente e inteira, fecunda e verdadeira. Foi um homem de caracter e de convicção. Com ele as palavras honra e justiça adquiriram todo o seu completo significado. O srº Manuel Lopes amou as sua gentes,. As suas gentes saberão concerteza preservar o património moral e ético que ele nos deixou. A todos os alvaiazerenses em geral e aos maçanenses em particular, acho que devemos toda a fidelidade ao seu legado moral
“Fidelidade ao homem e à sua lúcida esperança de sê-lo inteiramente; fidelidade à terra onde mergulha as raízes mais profundas; fidelidade à palavra que no homem é capaz da verdade última do sangue, que é também verdade na alma.”
Obrigado Srº Manuel Lopes!

1 Comments:

At 17 de novembro de 2004 às 22:07, Anonymous Anónimo said...

Apesar de conhecer mal o Sr Manuel Lopes, tinha a impressão que era um Homem bom.
O seu desaparecimento deixa Maçãs mais pobre.

 

Enviar um comentário

<< Home